• Economia 12/05/18 | 08:59:18
  • Frango: Representantes de Capinzal participam de audiência em Brasília
diminuir o tamanho do texto aumentar o tamanho do texto
  • Fonte/Autor: Rádio Barriga Verde
  • Foto: Michel Teixeira

A crise na cadeia produtiva de proteína animal (suíno e frango), foi pauta de uma audiência realizada nesta sexta-feira, dia 11, no Ministério do Trabalho em Brasília - DF. O encontro reuniu representantes desta cadeia produtiva do Sul do país.


Mais de seis mil funcionários da empresa BRF estão de férias coletivas desde a segunda-feira, dia 07, em todo o Brasil. Só na unidade de Capinzal, são três mil funcionários do setor de abate de aves em férias coletivas. A medida, seria uma consequência da Operação Carne Fraca 2 desencadeada pela Polícia Federal em agroindústrias, e que restringiu as exportações de carnes de frango para a Europa. A BRF emprega quase cinco mil funcionários em Capinzal.


O anúncio das férias coletivas causou apreensão nos funcionários, avicultores, e empresários que estão preocupados com possíveis prejuízos nesse período.


O presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Carnes e Derivados, Indústrias de Alimentação e Afins (Sindicadezal), Ludovino Soccol, o secretário geral do Sindicato Reni Thomazoni (Sena) e o vereador Bruno Michel Fávero de Capinzal, estiveram participando do encontro.

 

Soccol, faz uma avaliação revelando os encaminhamentos da audiência e garante que não haverá demissões.


Ouça:


De acordo com o vereador capinzalense, foi uma reunião muito importante onde esforços estão sendo unidos para amenizar os efeitos do embargo da carne de frango pela União Europeia. Na oportunidade, Fávero entregou uma "carta aberta", assinada pelos nove legisladores de Capinzal, em mãos para do ministro do trabalho, Helton Yomura, e uma carta elaborada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Capinzal, Ouro e Lacerdópolis, que foi entregue para a assessoria do Ministério da Agricultura.


Ouça:


O deputado federal e presidente da força sindical de Santa Catarina, Oswaldo Mafra, esteve cobrando uma solução ao problema por parte do governo, propondo uma absorção da produção do estoque de frango, por parte do próprio governo, através da merenda escolar, e linhas de crédito que venha minimizar os efeitos desta crise.


Ouça:

 

O ministro do trabalho, Helton Yomura, avaliou a audiência e destacou a preocupação do governo com relação ao setor produtivo do país.


Ouça:

 

comentários