• Educação 17/05/18 | 09:21:01
  • Escolas municipais de Ouro realizam “Família na Escola”
diminuir o tamanho do texto aumentar o tamanho do texto
  • Fonte/Autor: Assessoria de Comunicação
  • Foto: Assessoria de Comunicação

Conforme o planejamento do ano letivo de 2018, as escolas e centros de educação infantil da rede municipal de ensino de Ouro realizaram na primeira quinzena do mês de maio as atividades referentes ao evento "Família na Escola", destacando a homenagem ao Dia das Mães.

No dia 05 de maio as atividades foram desenvolvidas pelo CMEI Pedacinho do Céu. Já no dia 07 de maio o evento foi realizado pelo CMEI Raio de Sol e pela EM Prof. Guerino Riquetti contando com um numero muito expressivo de familiares A EM Jorge Zanesco de Linha Carmelinda fez essa atividade na manhã do dia 09 de maio e a noite a EM Felisberto Vilarino Dutra recebeu um grande público para o desenvolvimento desta atividade. E no sábado, dia 12 de maio, o Ensino Municipal de Santa Lucia, em parceria com a EEB Frei Crespim contemplou as famílias dos seus alunos, em especial as mães com uma palestra -show sobre auto estima com a Zefa.

Em todos os encontros realizados, a presença das famílias foi muito significativa, demonstrando também a função social que a escola desempenha. Muitas atividades de envolvimento e entrosamento entre pais e filhos foram desenvolvidas visando integrar as famílias com a escola. Diversas apresentações homenageando as Mães e também as Professoras, que por vezes exercem esta função na escola, foram realizadas pelos alunos, ensaiados e coreografados pelos professores, auxiliares e funcionários das instituições. Também foram entregues os boletins com as notas referente ao primeiro bimestre, as mães agraciadas com coquetel e lembranças confeccionadas pelos seus filhos.

Sabemos que a base sólida na formação do ser se inicia no seio familiar, chegando às salas de aula com o propósito de formar um cidadão pleno em direitos e deveres. Por isso, educar e ensinar devem estar sempre interligados, tornando-se compromisso da família e da escola, alicerçados nos valores e princípios que corroboram com a ética, verdade e a justiça. Independentemente da sua estrutura, família e escola precisam atuar em conjunto no objetivo de formar uma pessoa completa, desenvolvendo todas as suas capacidades.

Nesse sentido, é preciso que a escola esteja aberta à colaboração da família, para que o diálogo se construa de forma produtiva, afinal, conforme nos diz Andréa Ramal "Quando família e escola educam com os mesmos critérios, as diferenças entre os dois ambientes se reduzem e quem ganha é a criança."

Nosso agradecimento todo especial às famílias e funcionários das instituições municipais pela participação nos eventos. Acreditamos sim que estamos construindo cotidianamente uma educação de respeito e valorização do Ser, do Saber e do Saber Ser .

Para o mês de agosto está programado mais uma edição do "Família na Escola", desta vez com homenagem aos Dia dos Pais.

 

comentários