• Esporte 13/09/18 | 13:57:28
  • Você conhece o Punhobol, ele é umas das categorias disputadas no JASC
  • Sua primeira participação dos Jasc foi no ano de 1963
diminuir o tamanho do texto aumentar o tamanho do texto
  • Fonte/Autor: RBV Esportes/ Entrevista Lucas Arigoni
  • Foto: Rádio Caçanjurê

Você já ouviu falar em Punhobol, isso mesmo, o Punhobol é o faustball, em alemão, ou fistball, em inglês), é um esporte coletivo semelhante ao voleibol.

Ele também faz parte do clássico time de categorias disputadas durante os Jogos Abertos de Santa Catarina. Sua primeira participação dos Jasc foi no ano de 1963.

Durante a 58º edição que está acontecendo em Caçador a equipe da casa montou um time e está participando.

O repórter Lucas Arigoni conversou com um dos integrantes da equipe, que falou sobre o esporte e o time que foi montado em Caçador.

O punhobol é uma espécie de vôlei praticado com os punhos. Aliás, ele é bem mais antigo do que o vôlei. O faustball ou fistball, outros nomes pelo qual também é conhecido, é praticado desde a Idade Média e o primeiro Campeonato Mundial foi disputado em 1913.

Conheça o jogo

As equipes são formadas por oito atletas, sendo cinco titulares. As posições são definidas, não havendo rotação. Os jogadores se dividem entre levantador, atacantes e defensores. É semelhante ao vôlei, atraindo alguns de seus praticantes.

As partidas podem ter entre dois e cinco sets. Um set é vencido após atingir 20 pontos, possuindo ao menos dois de diferença, a pontuação máxima é 25 pontos.

A Seleção Brasileira feminina foi campeã mundial em 2010 e terceira colocada em 2016. No masculino venceu as edições de 1999 e 2003. A região do país com mais destaque é o Sul.

comentários