• Geral 17/05/18 | 09:17:30
  • Capinzal: Descaso com meio ambiente
diminuir o tamanho do texto aumentar o tamanho do texto
  • Fonte/Autor: Radio Barriga Verde
  • Foto: Rádio Barriga Verde

Esse depósito de lixo está localizado na estrada de acesso a localidade de Raia da Lagoa em Capinzal e foi denunciada a reportagem da Rádio Barriga Verde, por uma ouvinte que prefere não se identificar.

Segundo ela, “é triste e decepcionante perceber que seres humanos sejam tão irresponsáveis a tal ponto”.

Esses atos negligenciam os sérios danos que tais ações podem causar à biodiversidade e ao homem, como: a dispersão de insetos e pequenos animais (moscas, baratas, ratos), hospedeiros de doenças como dengue, leptospirose e a peste bubônica.

O lixo acumulado produz um líquido denominado de chorume, esse possui coloração escura com cheiro desagradável, a substância gerada atinge as águas subterrâneas (aquífero, lençol freático), além disso, existe a contaminação dos solos e das pessoas que mantêm contato com os detritos, deslizamentos de encostas, assoreamento de mananciais, enchentes e estrago na paisagem.

Preservar o meio ambiente é fundamental para manter a saúde do planeta e de todos os seres vivos que moram nele. Os seres humanos só conseguem sobreviver graças à natureza. Afinal, usamos os animais e plantas para nos alimentar, água para beber e tomar banho, e muitos outros recursos que nem percebemos.

A Rádio Barriga Verde, apoia o pensamento de que: “Tudo o que existe e vive, precisa ser cuidado para continuar a existir e a viver, uma planta, um animal, uma criança, um idoso, o Planeta Terra”. A preservação do Planeta está em nossas mãos!

comentários