• Geral 10/08/18 | 10:21:18
  • PROCON orienta consumidores para as compras do Dia dos Pais
diminuir o tamanho do texto aumentar o tamanho do texto
  • Fonte/Autor: Radio Barriga Verde
  • Foto: Procon

O Dia dos Pais é comemorado no segundo domingo de agosto, e muitas pessoas preferem já garantir o presente a quem quer que tenha feito o papel de pai na família logo no início do mês. Portanto, o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON) traz algumas orientações para aplicar na hora de realizar as compras dos presentes.

O PROCON orienta que consumidor já tenha em mente o item que deseja comprar. Isso permitirá com que haja a maior margem para pesquisa de preços, qualidade e usabilidade dos produtos. Após a escolha, o ideal é investigar cada modalidade de pagamento que o comércio oferece, lembrando que, o estabelecimento pode oferecer desconto conforme a forma de pagamento seja por meio de dinheiro, cartões ou cheque (se o estabelecimento aceitar).

Ainda sobre a forma de pagamento, é importante ficar atento aos juros incluídos nas parcelas, além de eventual contratação de garantia estendida, situações que devem ser apresentadas ao consumidor no ato da compra ou contratação. Antes de realizar a compra, é interessante que o consumidor questione se há a possibilidade de troca do produto, já que o estabelecimento não é obrigado a realizar trocas de mercadorias que não apresentaram problemas.

Quando o assunto são as compras pela internet ou catálogos, a orientação é ler com atenção os critérios para a compra, como características, formas de pagamento e, especialmente, o prazo de entrega.

O dia dos pais será no próximo dia 12 de agosto. A coordenadora do Procon Capinzal, Marizete da Mota, traz as principais orientações aos consumidores, bem como as principais reclamações que o PROCON vem recebendo atualmente.

Ouça:

comentários