• Trânsito 06/04/18 | 10:19:24
  • Em acidentes com danos materiais veículos devem ser retirados do local
diminuir o tamanho do texto aumentar o tamanho do texto
  • Fonte/Autor: Rádio Barriga Verde / Alexson Luiz
  • Foto: Ilustrativa

Um acidente de trânsito é um momento delicado para os envolvidos. Cada dia é mais comum ocorrem acidentes, seja porque o número de veículos aumentou consideravelmente nos últimos anos, seja pela infraestrutura precária das vias, ou até pela desatenção dos motoristas.


Na região de Capinzal são raros os dias que passam sem registros de acidentes de trânsito. Por mais atento e cuidadoso que o motorista seja, pode acabar se envolvendo em um acidente de trânsito. Felizmente a maioria destes acidentes são SEM VÍTIMAS, apenas com danos materiais. Nestes casos a situação é mais tranquila, porém por uma questão cultural, muitas pessoas acabam atrapalhando o trânsito e causando risco de outros acidentes.


É muito frequente após um acidente, principalmente quando ocorre em horário de pico, se formarem longas filas de veículos que ficam parados até a retirada dos veículos da via, o que geralmente ocorre só após a chegada da Polícia Militar.


Segundo o artigo 178 do CTB você é obrigado a remover o veículo para preservar a segurança do trânsito.

Confira a Lei:


Art. 178. Deixar o condutor, envolvido em acidente sem vítima, de adotar providências para remover o veículo do local, quando necessária tal medida para assegurar a segurança e a fluidez do trânsito. Descumprir essa regra é uma infração média com 4 pontos na CNH.


O advogado Felipe Lanhi, destaca que essa é uma questão cultural, já que a maioria dos condutores ainda imaginam que retirando o veículo do local antes da chegada da PM, perdem o direito de serem ressarcidos pelo prejuízo. Ele orienta os envolvidos a registrarem o fato através de imagens, que podem ser tiradas através do celular. O próprio registo poderá ser feito pela internet. " Se não houve vítimas, isso é tão somente uma relação civil. Não é uma relação penal porque não houve lesão corporal. Então as pessoas tem que adotar providências no sentido de retirar os veículos do local, o mais rápido possível".

Ouça:

comentários