receita >>
  • BANANA À MILANESA
  • INGREDIENTES

    6 bananas-nanicas
    2 ovos
    ½ xícara (chá) de farinha de trigo
    ⅔ de xícara (chá) de farinha de rosca
    2 xícaras (chá) de óleo para fritar
    sal a gosto

    MODO DE PREPARO

    Numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez e transfira para um prato fundo. Bata com um garfo apenas para misturar as claras com as gemas. Coloque a farinha de trigo num prato fundo e a farinha de rosca em outro, tempere ambas com uma pitada de sal.

    Descasque e corte as bananas ao meio, no sentido da largura (se estiverem muito grandes, corte cada uma em 3 pedaços). Para empanar: passe um pedaço pela farinha de trigo e chacoalhe na palma da mão para tirar o excesso; mergulhe nos ovos batidos e deixe escorrer; em seguida, passe na farinha de rosca, pressionando delicadamente com a mão para cobrir toda a superfície. Transfira para um prato e repita com o restante.

    Numa panela pequena, coloque o óleo e leve ao fogo médio - para saber a temperatura certa, mergulhe um palito de fósforo no óleo ainda frio; assim que acender, está no ponto. Forre uma travessa com papel toalha.

    Assim que o óleo aquecer, abaixe o fogo e com a escumadeira mergulhe 3 pedaços de banana por vez. Deixe fritar até dourar. Transfira as bananas à milanesa para a travessa forrada e repita com o restante. Sirva a seguir.

    MODO DE PREPARO
    Ligue a airfryer e programe para preaquecer a 180 ºC (temperatura média).
    Empane as bananas conforme indicado anteriormente, nos passos 1 e 2.
    Com cuidado, coloque as bananas empanadas no cesto da airfryer. Regue com 1 colher (sopa) de óleo, feche e programe para fritar por 25 minutos - caso as bananas fiquem sobrepostas no cesto, vire os pedaços com uma pinça na metade do tempo de cozimento, assim elas douram e ficam crocantes por igual.
    Abra o cesto e verifique: se as bananas não estiverem douradas e crocantes, programe para fritar por mais 5 minutos. Sirva a seguir.

mais receitas >>